Galette de Legumes Assados e Queijo de Cabra




Não, ainda não estamos na Primavera!! Apesar dos últimos dias terem sido autênticos dia primaveris, repletos de raios de sol e com temperaturas fantásticas que convidam as pessoas a sair de casa com um sorriso estampado no rosto e muito bem dispostas, ainda não entramos na nova estação.

Questiono-me como uns simples dias de sol podem mudar tanto o comportamento do ser humano. Acontece-me o mesmo. Detesto dias frios e cinzentos, que normalmente espelham um estado de espírito  mais triste, distante e frio.

Fico maravilhada quando são os raios de sol que entram pela janela do quarto e me acordam, depois de uma noite de sono bem dormida. Poder olhar para o armário e deixar de lado os casacos grossos, as camisolas de malha e os cachecóis e optar por camisolas e blusas mais finas e coloridas, mais leves e mais divertidas, reforçam o meu bom humor.

Poder tomar o pequeno almoço a contemplar o céu azul que brilha, apreciar as primeiras árvores floridas e um pequeno canteiro de papoilas bem encarnadas mesmo ao pé da janela da minha cozinha, são momentos únicos. Adoro poder desfrutar das primeiras horas do dia (principalmente no fim de semana) a fazer as minhas caminhadas com uma leve brisa que bate sobre a cara.



Gosto do cheiro a primavera, a flores, a pássaros a cantar, os dias maiores e mais alegres.São estes dias que trazem as pessoas para a rua, que se multiplica o número de praticantes de desporto. è neste dias que as esplanadas começam a ficar apinhadas de gente e os parques infantis são invadidos por crianças. São dias assim, mais airosos e com temperaturas mais amenas que nos convidam a dar passeios mais prolongados, tentando parar o tempo por alguns minutos, aproveitar para fazer fins de semana com roteiros diferentes.

E são este dias esplendorosos que me vão levar a um fim de semana diferente. Irei para outras paragens, para terras de outras gentes, gentes do norte, gentes do saber acolher, gentes queridas. Aproveitar para conhecer e revisitar sítios e lugares do nosso pais tão simples e tão belos, merecedores sempre de uma visita. Poderão acompanhar estes dias via Instagram.

Vou, mas convosco fica mais uma receita. Desta feita uma refeição mais leve, mais ligeira bem ao sabor da próxima estação que parece já ter chegado.


** Galette de Legumes Assados e Queijo de Cabra ***

     
                                                                                  (receita ligeiramente adaptada daqui)

Ingredientes:

* Massa:
     1 Chávena e meia de farinha tipo 55 sem fermento
     1/2 Chávena de farinha integral
     12 Colheres de sopa de manteiga
      1 Pitada de Flor de Sal
     1 colher de chá de açúcar
     1/2 Chávena de água fria (poderá não ser necessária toda)

* Recheio:
    Azeite q.b.
    Alecrim e Tomilho fresco q.b.
    Flor de sal q.b.
    1 Beterraba
    1 Courgete
    400gr Abóbora
    2 Cebolas Roxas
    Cogumelos Portobello pequenos q.b.
    1 queijo e meio de Cabra Palhais
    1 Ovo
    Salsa q.b.
    3 Colheres de sopa de mostarda




Comece por preparar os legumes. Retire a casca da abóbora e corte em cubos não muito grandes. Lave a cour
gete e corte ao meio. Retire as pevides e corte em meias luas com cerca de 0,5 cm.
Com cuidado para não ficarmos com as mãos totalmente vermelhas, descasque a beterraba e corte em meias luas com menos de 0,5 cm de espessura.
Limpe os cogumelos e corte ao meio. retire as cascas das cebolas e corte em quartos.
Num tabuleiro coloque os legumes, regue com um fio de azeite, adicione o alecrim e o tomilho e a flor de sal. Misture e leve ao forno pré aquecido a 190ºC cerca de 20 minutos a 25 minutos até os legumes estarem al dente (não podem estar totalmente cozidos).

Entretanto prepare a massa. Numa taça junte as farinhas, a flor de sal e o açúcar. Acrescente a manteiga  e comece a ligar a manteiga com as farinhas. O preparado ficará tipo crumble. Entretanto aos poucos vá acrescentando a água. Amasse tudo muito bem numa superfície enfarinhada. (poderá não ser necessária a água toda).
Embrulhe em película aderente e leve ao frio cerca de 30 minutos.

Entretanto retire os legumes do forno e deixe arrefecer os mesmos.




Estenda a massa formando um circulo. Coloque esse circulo num tabuleiro com papel vegetal. Sobre a massa disponha fatias de 1 queijo de cabra Palhais que entretanto cortamos, sobre a massa deixando cerca de 6 cm de lado.

Misture a mostarda com a salsa muito bem picada e disponha colheres de café desse preparado sobre o queijo. Em cima coloque os legumes assados de forma organizada e bonita.

Dobre as laterais de massa para cima do recheio (formando assim uma galette), polvilhe com pedaços do restante queijo de cabra.

Bata numa tigela um ovo e pincele as laterais com o ovo. Vai ao forno a 180ºC mais 30 a 35 minutos, ou até a massa estar totalmente cozinhada.





Deliciem-se e até já!

3 comentários:

  1. Gosto muito deste tipo de comida porque adoro legumes e queijo. Para mim, este é daqueles pratos que fazem a refeição. Carne e peixe são uma maravilha, mas não são insubstituíveis, eis a prova ;)
    Beijinho. Susana
    http://www.paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. O tempo escorrega-me pelos dedos como se fosse areia.
    Vejo os posts e não tenho tempo para lá ir escrever umas palavrinhas. Porque, embora todos digam que os cometários não são importantes, o certo é que ficamos confortados sabendo que alguém veio, viu, gostou e deixou escrito a sua opinião.
    A tua galette está maravilhosa e as fotografias do melhor... É tão bom ver a evolução e o esforço para nos superarmos a cada momento!
    Muitos beijinhos e saudades minha Baixinha ❤️
    C

    ResponderEliminar
  3. E que bem que fizeste em vir, Ana! :)
    Pelo bocadinho que nos dedicaste, só posso agradecer. Gostei imenso de te conhecer e ver o quanto temos em comum. Agora temos é que repetir ;)
    Esta galette esta fantástica, tanto nos sabores como nas cores. Linda!
    As fotos com aquele ar que tanto gosto :)

    Bjinhosss

    ResponderEliminar