Gratinado de Bacalhau e Legumes com Cobertura de Broa e uma experiência única!

Hoje trago um post diferente do habitual. Já há algum tempo que pretendia partilhar alguns momentos que tive a oportunidade de vivenciar num dos últimos fins de semana de Dezembro. Eu sei... já lá vai algum tempo, mas penso que esta minha experiência merece ser partilhada independentente do horizonte temporal.

O relógio ainda não marcava as 8h e lá ia eu em direcção a Lisboa numa manhã onde o frio se fazia sentir e o enorme nevoeiro me acompanhou em quase toda a viagem. Chegada à capital e em excelente companhia a próxima paragem éra a Riberalves, a maior fábrica de transformação de bacalhau do mundo.



Conhecer todo o processo de conservação e transformação do bacalhau foi para mim uma oportunidade única. Não fazia a ideia de como era o processo. Posso dizer que alarguei os meus conhecimentos acerca deste produto que tanto gosto e que está presente na mesa de quase todos portugueses.

Este peixe que tanto consumimos poderá ser oriundo da Rússia, da Noruega ou das águas da Islândia. Após passar por várias etapas entre cura, limpeza, secagem... chega aos armazéns de bacalhau salgado e pronto a ir para os pontos de vendas após devidamente embalado.



Outro, passará para tanques de água com a temperatura adequada para demolhar. Após algumas etapas obtemos as postas ideais de bacalhau para a pré-congelação. É este produto que segue para o mercado do bacalhau ultra congelado.



Após uma visita pela fábrica onde obtivemos todos os conhecimentos necessários e inerentes ao processo, na Academia Riberalves esperava-nos o ilustre Chef José Avillez, merecedor de 2 estrelas Michelin.

Seguiu-se então um delicioso workshop conduzido pelo Chef e onde o bacalhau foi rei. Uma Salada de Bacalhau, um Bacalhau confitado com esmagada de batata e grelos e por fim um magnifico e cremoso Bacalhau à Brás acompanhado das divinais Azeitonas Explosivas foram as iguarias preparadas e degustadas no almoço que viría depois.



Entre risos, conversas, histórias e gargalhadas acompanhados pelo chef, assim foi o nosso almoço que se prolongou pela tarde fora.

E como diz o ditado, há mil e uma maneira de confeccionar bacalhau, deixo-vos mais uma forma de apresentar este delicioso petisco.


GRATINADO DE BACALHAU E LEGUMES COM COBERTURA DE BROA




Ingredientes:

3 postas de bacalhau,
3 Chávenas de Leite,
1 folha de louro,
3 dentes de alho,
1 Batata doce grande,
1 Courgerte,
2 Cenouras,
1 Alho francês,
Azeite q.b. ,
Sal e pimenta q.b.,
3 colheres de sopa de manteiga, 
3 colheres de sopa de farinha, 
Noz moscada q.b.,
Coentros q.b.
1/2 Broa de milho, 
Queijo Parmesão Ralado q.b.
Vinho branco q.b.




Preparação:

Comece por cozer o bacalhau em leite junto de um dente de alho descascado e uma folha de louro. Temperar com um pouco de sal. Deverá cozer cerca de 8 minutos ou então até o bacalhau lascar. Retire do lume e deixe arrefecer. Coe o leite com um passador de rede.

Lave a courgette, retire a casca da batata doce e das cenouras. Rale grosseiramente os vegetais e reserve. Corte em rodelas finas o alho francês.
Num tacho leve ao lume o alho francês com um pouco de azeite e dois dentes de alho picados. Deixe reduzir um pouco e junte depois a batata doce ralada e as cenouras. Deixe cozinhar uns 5 minutos mexendo sempre e acrescente a courgette. Tempere com sal e pimenta. Adicione um pouco de vinho e deixe cozinhar cerca de 10/15 minutos. Caso seja necessário vá acrescentando água.



Entretanto deverá lascar o bacalhau e preparar o molho bechamel. Para isso, leve a manteiga ao lume até derreter, acrescente a farinha e vá mexendo. Depois adicione o leite que reservou, rectifique de tempero e acrescente noz moscada. Continue a mexer até engrossar um pouco.

Corte a broa e leve a um processador para picar grosseiramente juntamente com os orégãos e o queijo.

Coloque um pouco de molho bechamel no fundo de um pirex, depois disponha os legumes, as lascas de bacalhau e finalize com o restante molho bechamel. Por fim polvilhe com o preparado da broa e vai ao forno, pré aquecido a 180ºC até tostar. Cerca de 20/25 minutos.



Deliciem-se!!

2 comentários:

  1. Como eu gostava de ter ido, mas infelizmente não pude devido ao trabalho! Parabéns por esse momento!
    O teu gratinado tem um aspecto delicioso e está muito bem apresentado! è sempre bom descobrir novas receitas do peixe que é muito apreciado aqui em casa!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Adorava ter partilhado essa experiência, Ana! Imagino que tenha sido bem gratificante e enriquecedor. Tão bom :)
    O teu gratinado está com um aspecto fantástico. E de bacalhau, imagino que divinal.

    Bjinhos

    ResponderEliminar