Flores de Requeijão com Chutney de Manga para um passeio de domingo



E porque tento sempre aproveitar da melhor maneira a minha tarde de domingo, os passeios são um ritual que tento não perder com a imensidão de afazeres que a vida nos traz.
Um fim de semana caseiro, uma tarde de domingo passada entre o sofá e a poltrona em frente à lareira acesa, a ver um filme e a saborear uma bebida quente acompanhada de uns biscoitos é programa que não recuso em dias de muito frio e chuva. 
Mas será sempre pontualmente... gosto de fazer o meu passeio habitual de domingo à tarde, nem que seja simplesmente para beber um café ou andar um pouco para descontrair e relaxar..

Tenho o privilégio de estar a menos de meia hora de várias praias e da nossa costa, que é lindíssima. Desfrutar do som das ondas, da maresia do mar, dos raios de sol numa esplanada, à beira mar ou até mesmo a caminhar sobre a areia é algo de maravilhoso e fantástico, por mim muito apreciado.

E quando os planos para o fim de semana não me levam a paragens e destinos mais longínquos é a praia que me acolhe, seja ela qual for, dada as muitas opções que tenho em meu redor.


Foi então que num desses domingos, após um pequeno almoço tardio e reforçado que o meu destino foi percorrer algumas das nossas praias de máquina fotográfica na mão e uma vontade enorme de absorver o barulho das ondas que batiam nas rochas e que por vezes vinham junto a mim, dar-me as boas vindas quando estava sentada na areia.

Comigo levei também umas Flores de Requeijão com Chutney de Manga para ao final da tarde, enquanto olhava o por do sol. É necessário aconchegar também o estômago já que a alma essa sim dava pulos de alegria.

Contemplar o que a natureza tem de melhor, com o imenso oceano aos meus pés e alguns raios de sol a aquecerem o corpo, é o momento exato para dividir estas Flores de Requeijão com Chutney de Manga com quem me acompanhou nesta tarde. Sinto-me rejuvenescida... reforço as forças para mais uma semana que está a chegar.


Façam o mesmo e depois digam-me se não é fantástico.

Ah!! E não se esqueçam destas Flores de Requeijão com Chuntey de Manga.


** Flores de Requeijão com Chutney de Manga ***

Ingredientes:

1 Massa folhada rectangular
Requeijão para barrar Saloio q.b.
Chutney de Manga q.b.
Amêndoa em palitos q.b.
1 ovo


Chutney de Manga:

1 Manga grande e madura
2 Colheres de sopa de óleo
1 Pau de Canela
100 ml vinagre de cidra
130gr Açúcar
1 Dente de alho picado
1 Colher de café de gengibre ralado



Preparação:

Comece por preparar o chutney de manga.
Refogue num racho o alho picado com o gengibre e o óleo. Junte a manga cortada em pedaços pequenos. Deixe apurar uns 2 minutos e triture o preparado com a varinha mágica.
Junte o pau de canela, o vinagre e o açúcar. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o chutney engrossar (+- 35 a 45 minutos).
Colocar em frascos esterilizados e guardar do frigorífico o que sobrar.

Depois corte quadrados de massa folhada com cerca de 8 cm de lado. Em cada quadrado de massa, faça um corte na diagonal começando nos vértices, com cerca de 3 com.Para formar depois as flores.

Coloque em cada quadrado de massa folhada, no centro um pouco de requeijão e um pouco de chutney com a ajuda de uma colher de chá.

Une-se as pontas de do quadrado de forma a formar uma flor como nas fotografias e caso seja necessário cole com um pouco de clara. Com a ajuda de um pincel, pincele as flores com o ovo batido e polvilhe com amêndoa. 
Repita o processo até terminar os quadrados de massa (cerca de 6 a 8).

Leve ao forno pré aquecido a 180ºC uns 20/25 minutos, ou até estarem douradas as flores e a massa estaladiça.



E com esta receita informo que a Dona Delicia - Atelier de Sabores celebrou recentemente mais uma parceria. É com imenso prazer que comunico uma excelente parceria com a empresa de queijo Saloio.

Queijo Saloio começou por ser uma pequena exploração agrícola onde o proprietário transformava, de modo artesanal, o leite do seu próprio rebanho em deliciosos queijos regionais. 

Passadas mais de quatro décadas, a arte de produzir queijo regional de qualidade e tradição 
continuam a ser os pilares da Saloio. Continuam a apostar numa cuidadosa selecção de leites e na qualidade do processo de coagulação e cura, aliando a tradição à tecnologia, permite assim assegurar a excelente qualidade dos produtos. Nunca esquecendo valores como a Tradição e Confiança, a Saloio aposta na componente Inovação para desenvolver novos produtos que vão ao encontro das necessidades dos consumidores.
Com várias distinções e prémios a QUEIJO SALOIO  rege-se pela “Excelência e o rigor do saber e do sabor”.
Para saber mais informações basta ir a este site.
Deliciem-se!

3 comentários:

  1. simplesmente espetaculares, isso numa mesa causa logo aquele "ahhh" e devem estar deliciosos.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Lindos Ana, sem dúvida. Ontem, ao fazer uma visita no Facebook, ao passar vi estas flores e chamaram-me logo a atenção. Mas giro foi a reacção do meu filho de 26 meses "huuuummmm" disse ele Lol.. Nunca o tinha dito antes. Claro que soltei uma gargalhada ;)


    Beijinhos

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Linda as fotos! E delicioso o aspeto!
    Beijinhos:-)

    http://princesamae.blogspot.pt/

    ResponderEliminar