Florentines de Amêndoa, Cereja e Pistachios



Inspiração para escrever precisa-se!!
Pouco inspirada e de algum modo repetitiva foi como me senti ontem quando me iniciava para escrever este post. Não surgia nada de interessante para vos contar, as frases não encachavam entre si e o texto não fazia qualquer sentido. 
Rápidamente desliguei o computador e peguei no tomando da televisão, e como eu adoro aquela linha que separa.... linha essa que sugeria o filme Sweet November.

Após alguns segundos de hesitação lá comecei a ver o filme com o pensamento de que seria mais um filme romântico, como tanto os outros, com um final feliz ( e viveram felizes para sempre!).

Enganei-me completamente. É um filme com história e com uma enorme lição de vida. Um filme que nos leva a pensar cada vez mais que são as simples coisas que nos fazem felizes e que temos que aproveitar cada momento. Deixar-nos simplesmente de achar que somente os bens materiais interessam, olhar um pouco ao nosso redor, ajudar os outros sem qualquer intenção, dar mais valor ao presente não viver somente para um futuro que poderá até nunca chegar. Pois, quando chegar será o presente e não é vivido. A vida não deve ser vivida como sendo algo que queremos atingir, pelo contrário, a vida é o conjunto de todos os momentos que passamos para chegar a algo, são todas as estapas que percorremos, é o percurso em si e não o ponto de chegada.

Todos estas palavras de novidade não tem nada, mas será que na prática da-mos o devido valor às mesmas?!?

Hoje cá estou a escrever o post, mais inspirada que ontem e com o filme que assisti constantemente na memória.
Não é um filme recente, certamente já muitos o viram, um filme que nos transmite uma mensagem (é destes filmes que eu gosto), um filme que vale a pena ver ou rever.

Como sessão de cinema em casa é sinonimo de bolachinhas para se ir petiscando à medida que o filme passa, para esta sessão as eleitas foram as Florentines.



As Florentines são uma bolacha rendilhada com frutos secos e com uma base de chocolate. Para a sua confecção escolhi amêndoa em palito e inteira sem pele, cerejas cristalizadas e pistachos.
Optei por não utilizar um cortador de bolachas, deixando-as assim com diversos tamanhos e com um aspeto mais rústico.
Crocantes, doces e coloridas é assim que defino as minhas florentines que irão estar presentes próximo desfile do grupo Vamos Fazer Bolachas, cuja mentora é a querida Manuela do Blogue Cravo e Canela,

Espero que gostem tanto como eu!!


Florentines de Amêndoa, Cerejas e Pistachios

(receita adaptada daqui)

Ingredientes:

55 gr Manteiga
85 gr Mel
70 gr Açúcar amarelo
55 gr Farinha
250gr frutos secos (usei amêndoa em palito e inteira sem pele, pistachios e cerejas cristalizadas picadas grosseiramente)
1 colher de café mal cheia de gengibre em pó (opcional)
Raspa de 1 laranja
150 gr de chocolate em tablete de culinária





Comece por pré aquecer o forno a 170ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal, reservando-o.

Leve a lume brando um tacho com o açúcar, o mel, a manteiga, a raspa de laranja e o gengibre até ferver e o açúcar derreter.

Retire e junte a farinha e os frutos secos, misturando bem tudo. Deixe arrefecer um pouco e com a ajuda de uma colher de chá coloque pequenas porções no tabuleiro deixando algum espaço entre as mesmas. Caso necessite achate um pouco as porções de massa.

Vai a cozer cerca de 15 a 20 minutos.

Retire e deixe arrefecer.

Derreta o chocolate em banho-maria e com a ajuda de um pincel de cozinha ou das costas de uma colher barre a base das bolachas já frias. Coloque sobre uma rede com o chocolate para cima para endurecer.


Após o chocolate endurecer é só se deliciarem!

5 comentários:

  1. Que aspecto delicioso....Ficaram mesmo lindas as tuas florentines!

    ResponderEliminar
  2. E a falta de inspiração elevou-se numa noite de cinema!!! Boa boa! As tuas bolachas ficaram deliciosas e imagino... Desapareceram nos primeiro minutos do fime 😉
    Beijinhos minha querida ❤️
    C

    ResponderEliminar
  3. Fiquei rendida ... inspirada já sabia que sim ...
    Que partilha tão boa, inspiradora .... e .... já imagino saborosa!
    Aspecto delicioso!
    Grata
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. que aspeto espetacular, dá tanta vontade de comer :D


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar