Bolo Rainha Entrelaçado e um novo projeto.




O dia de Reis há muito que já foi festejado, mas não poderia deixar de vos contemplar com o bolo que este ano fez as honras da mesa cá em casa.

Todos os anos festejo o dia com um bolo de frutos secos ou frutas cristalizadas, ou até mesmo um bolo rei de compra quando o tempo é escasso. Mas este ano foi diferente. decidi fazer mesmo o bolo rei e colocar literalmente as mãos na massa.

De todas as variedades de de bolo rei, optei por aquele que mais aprecio. Um bolo ao qual chamei Bolo Rainha Entrelaçado. A massa é muito suave e fofa, com recheio de doce de gila, canela e frutos secos. Optei por colocar nozes, amêndoas e passas dando assim uma textura crocante ao bolo, casando na perfeição com a canela e o doce de gila.



Esse dia foi marcado não só pela preparação do bolo mas também pelo inicio de um novo projeto. A criação d'Outra Perspetiva. Um novo blogue onde a fotografia é rainha. Será um espaço onde irei expor as minhas fotografias associadas a viagens, a passeios, a comida, a pequenos momentos, apontamentos ou até objectos que não passam despercebidos à lente da minha máquina fotográfica, registando assim fotografias únicas que transmitem sentimentos diferentes.

Assim, pode saborear o Bolo Rainha de uma forma diferente, Mais doce, mais gulosa, mais alegre e repleta de esperança. Começo a ver pequenos projetos, pequenas ideias que estavam escritas em tópico, entre meia dúzia de rabiscos, numa folha de caderno de linhas.

Convido-vos a todos a visitar o Blogue d'Outra Perspetiva e a tornarem-se seguidores, tal como da página de facebook. Registem as vossas ideias, comentem ou apenas deixem as vossas opiniões. Serão sempre benvidas.

Aceitam uma sugestão?!?! Que vos parece visitar o novo blogue com uma fatia deste tentador e guloso bolo e uma chávena fumegante de chá a acompanhar.


BOLO RAINHA ENTRELAÇADO






Ingredientes:

600gr Farinha
1 Colher de café de sal
240 ml de leite morno
40gr de fermento fresco
60gr manteiga derretida
2 gemas de ovo
6 colheres de sopa de açúcar

Recheio:
60 gr de manteiga
6 colheres de sopa de açúcar
canela q.b.
1 chávena e meia de frutos secos (nozes picadas grosseiramente, amêndoas em palitos e passas de uva)
250gr doce de gila

Açúcar em pó q.b.




Comece por juntar o leite morno com o fermento, o açúcar, a manteiga derretida e as gemas. Deixe descansar cerca de 10 minutos até formar bolhas.

Peneire a farinha com o sal. Junte o preparado do leite. Amasse muito bem até obter uma bola.

Coloque a massa numa taça untada com óleo e deixe repousar/levedar cerca de 1 hora ou até duplicar de volume.

Polvilhe uma superfície com farinha e retire 1/3 da massa estendendo a mesma até obter um rectângulo. Dos restantes 2/3 de massa faça o mesmo. Obtendo assim um rectângulo maior e outro mais pequeno.

Prepare o recheio. Bata a manteiga com o açúcar e barre o rectâgulo maior com uma parte dessa mistura. Polvilhe o centro com metade da mistura de frutos secos. Deixando uma parte da massa nas laterais para depois cobrir o bolo Polvilhe com canela e coloque colheradas de doce de gila por cima dos frutos, aleatoriamente.

Coloque o rectângulo mais pequeno por cima dos frutos e do doce de gila e barre com a restante manteiga. Polvilhe com os restantes frutos, com mais um pouco de canela e o restante doce de gila.

Corte as laterais fazendo pequenas tiras e sobreponha por cima de todo o bolo formando um aspecto entrelaçado. Decore com algumas metades de nozes, amêndoa e passas.

Coloque o bolo com cuidado num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos.

Retire e deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.







Deliciem-se!!


5 comentários:

  1. Ficou lindo , o interior deixou-me com água na boca
    Eu já comia uma fatia bem generosa
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que delicia, deve estar delicioso.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Esse recheio abreiu-me o apetite!
    Que delícia de bolo este :)
    Ficou muito bonito, sem dúvida uma excelente adição a uma mesa de Natal.

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo. E com doce de chila hmmmmmm

    ResponderEliminar
  5. Posso surrupiar uma fatia? Está com um ar tão suculento!
    ADORO nozes e fizeste questão de as pôr, bem grandes, em cima da trança ;-)
    Já fui espreitar a tua "perspectiva" e digo-te; acho uma excelente ideia! Temos tantas fotografias que nada têm a ver com culinária e que são igualmente lindas de se ver.
    Boa sorte para todos esses novos projectos aí a fervilhar, querida :-)
    E logo novo... fofinho fofinho!
    Muitos beijinhos
    C

    ResponderEliminar