Já sinto estes dias frios como de Inverno se tratassem, apesar do calendário ainda marcar Outono.
Os casacos já há muito que saíram do roupeiro, agora é a vez dos chachecois saírem da gaveta, das luvas, dos chapéus e dos gorros passearem para fora das caixas.
É hora de desfilar as camisolas de lã, os inúmeros cachecois de todas as cores e tamanhos, os chapéus e a boinas que combinam com a restante indumentária.
Apesar do sol convidar a passeios, as minhas pantufas cor de rosa com pompons de lado teimam em não querer abandonar os meus pés. A lareira acesa que aquece a casa e faz-me companhia, serve também de justificação quase necessária para reforçar a vontade de ficar enroscada no sofá.
Com o corpo aconchegado com o calor da fogueira falta reconfortar a alma. E para isso nada que uma taça de um caldo bem quente, a fumegar, onde supramos para não nos queimarmos.
Já há alguns anos que a sopa é um ritual cá em casa. Ao jantar nunca falta um prato de sopa seja ela qual for. E num destes dias frios a minha cozinha cheirava aromas orientais. Cheiros que não se adivinhavam numa sopa.
Uma sopa rica de aromas, cheiros e sabor. Uma sopa onde os legumes não foram esquecidos, os cuscuz e o frango dão substância e os cominhos e a canela que a aromatizam.
Chamo-lhe uma sopa perfumada!
Aromatizar a sopa com canela não é algo novo para mim. Recordo-me da primeira vez que me deliciei com esta especiaria. Lembro-me como se fosse hoje. Em plena ilha de Madeira, mas propriamente na Ribeira Brava.
Pedi uma sopa e uma senhora gentilmente traz-me canja de galinha. Nada fora do habitual até à primeira colherada. O cheiro a canela já tinha sido detectado e feito se sentir, mas teimava em não acreditar que viria daquela taça de sopa. E colher após colher lá me fui deliciando com uma canja de galinha que afinal nada era comparável a uma simples canja de galinha.
Assim, deixo-vos como sugestão para aquecer estes dias frios uma Sopa Marroquina.
(Receita adaptada Continente Magazine Outubro 2014)
Ingredientes:
2 Peitos de frango
2 Cebolas
300g Abóbora
1 Curgete
600 ml Caldo de galinha
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de canela
3 Colheres de sopa de polpa de tomate
4 Colheres de sopa de Cuscuz
Azeite q.b,
Manjericão q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Comece por refogar a cebola picada num pouco de azeite. Junte os peitos de frango cortados em pedaços e cozinhe até alourarem.
Tempere com as especiarias, sal e pimenta,
Acrescente a polpa de tomate e a abóbora cortada em cubos pequenos. Envolva bem e deixe cozinhar mais uns minutos.Junte o caldo de galinha e deixe que ferva.
Por fim, acrescente o cuscuz e a curgete cortada em meias luas finas. Cozinhe durante cerca de 5 minutos. Retifique de temperos.
Polvilhe com manjericão e sirva.
Deliciem-se!!
Ana,
ResponderEliminarnunca comi uma sopinha assim, mas adorei a conjugação dos vários elementos. Tens razão é mesmo uma sopa rica de aromas, cheiros e sabor.
A canela e os cominhos são especiarias que adoro e que juntas elevam esta sopinha para m prato de excelência.
As fotos estão fantásticas
Adorei
Bjns
Isabel
Ana, adorei esta sopinha assim que vi a foto! :)
ResponderEliminarPelas cores, pelos aromas, pelos sabores que não costumo usar em forma de sopa, mas imagino seja uma delicia!
Adorei as fotos :)
Bjinhos