Os dias frios, chuvosos e cinzentos já se fazem sentir cada vez mais. As botas, os casacos e as camisolas de lã já sairam do armário. Lá guardei as sandálias e os calções, bem como as lembranças de um Verão que não senti e uma vontade imensa que o mesmo volte depressa.
O cesto cheio de lenha e de pinhas já está ao lado da lareira para que rápidamente, como que num ar de magia, a lareira se acenda.
Apesar de não gostar muito do frio e nada da chuva, esta estação também tem os seus encantos. Fins de semana passados em casa, enroscada no conforto do sofá na companhia da lareira acesa, a ouvir a chuva a cair lá fora e imaginar o frio que se faz sentir.
São fins de semana assim que se adivinham. São fins de semana de descanso, em que devoro séries e filmes, leio o livro que teima em não sair da minha mesa de cabeceira ou simplesmente permito que a perguiça tome conta de mim.
No que toca às refeições, as leves e refrescantes saladas dão lugar a comidas que nos confortam do frio. Refeições quentes e sustentáveis que nos aquecem a alma e o corpo. Que nos dá energia para enfrentar o Inverno que se aproxima a passos largos.
A sugestão que hoje vos trago é adaptada de um clássico. Da ideia de ervilhas com ovo escalfado, surgiu Feijão Verde e Chouriço com Ovo escalfado.
No último livro que adquiri há uma receita de feijão verde com tomate, a qual serviu de base acrescentando a chouriça e o ovo escalfado.
Uma sugestão bem digna desta estação. Assim sendo façam o favor de se servirem!!
Ingredientes:
Feijião Verde q.b.
1 Chouriça de Sangue Minhofumeiro
Cebola q.b.
3 Dentes de alho
Cenoura q.b
Cenoura q.b
Tomate em lata q.b.
Azeite q.b.
Tomilho seco q.b.
Alecrim q.b.
Pimenta moida no momento
Sal q.b.
Vinho branco q.b.
4 Ovos
Comece por cortar o feijão verde em pedaços mais pequenos e levar a cozer em água temperada com sal.
Retire do lume e reserve.
Num tacho leve ao lume a alourar a cebola picada com o alho num pouco de azeite. Adicione o chouriço cortado em rodelas finas, a ceouraem cubos muito pequenos e o tomate. Deixe refogar um pouco e acrescente um pouco de vinho branco. Tempere com sal, pimenta, tomilho seco e alecrim picado. Deixe apurar durante uns minutos.
Acrescente o feijão verde e envolva bem.
Num outro tacho leve ao lume um pouco de água com umas colheres de vinagre até ficar quente (não a ferver). Coloque o ovo numa taça e deite na água quente para escalfar. Repita a operaçã ovo a ovo.
Coloque o feijão num prato de servir e disponha o ovo escalfado por cima.
Deliciem-se!!
Apesar de não ser apreciadora de feijão verde, o prato está deveras apetitoso.
ResponderEliminar______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly - bloglovin' - Facebook
Olá Ana,
ResponderEliminareste pratinho faria as minhas delicias e as da minha filhota. Adoramos feijão verde e com um pratinho assim tão reconfortante quem pode negar :)
Adorei a sugestão
Bjns
Isabel
Que delícia! E eu que gosto tanto de feijão verde comia este prato de muito boa vontade :)
ResponderEliminarhttp://petiscana.blogspot.pt/
Não aprecio, ma cá por casa conheço quem ficasse deliciado
ResponderEliminar