O post de hoje não é um post qualquer ... será um post a festejar mais um aniversário. O meu aniversário!!
Não gosto de passar o dia de aniversário sem qualquer celebração, por muito pequena e simples que seja. Um mimo que ofereço a mim própria, um dia de passeio ou um simples jantar junto dos amigos mais chegados e de familiares terminando com um divinal bolo de aniversário feito por mim mesmo.
Sendo um data especial, ao contrário de muitas pessoas, gosto de a festejar. Assim, junto de quem mais amo me vou deliciando com um pedaço de uma magnífica fatia de bolo, do meu bolo!!!
Os bolos de aniversários feitos em casa não são novidade. Até à minha idade adolescente era a minha mãe e a minha avó, que todos os anos preparavam o meu bolo, uns mais simples que outros, de chocolate ou com morangos... todos com um significado diferente, mas preparados com imenso carinho.
Últimamente sou eu que preparo o meu bolo de aniversário. Com ingredientes que gosto, uns mais simples outros mais complexos, uns mais decadentes outros mais tradicionais, mas todos feitos igualmente com grande dedicação, transportando para o bolo a felicidade que me vai na alma.
Para este aniversário, preparei um bolo simples cuja massa foi aromatizada com baunilha inspirado no Victoria Sponge da Rachel Allen, sendo depois recheado com curd de maracujá (adaptado daqui) e coberto com ganache de chocolate branco.
Sendo o maracujá umas das minhas frutas de eleição não foi dificil a escolha. Assim o recheio que dá ao bolo um toque de acidez, contrasta com a doce a suave cobertura de chocolate branco.
Bolo de Baunilha com Curd de Maracujá *** Vanilla Cake with Passion Fruit Curd
Ingredientes
* Bolo (dobrei a receita)
150g manteiga
180 g açúcar
170g farinha
3 ovos
1 c. chá de fermento em pó
1 c. sopa de essência de baunilha
* Curd
250ml de Dulcipolpas de Maracujá da Dulcis
2 Ovos + 2 gemas
120g açúcar
90g manteiga
* Cobertura
300g chocolate branco
200g natas
60g manteiga
Preparação
Comece por preparar a cobertura para que a mesma endureça.
Leve as natas ao lume até ferver. Retire do lume e junte o chocolate branco em pedaços pequenos. Misture bem e quando estiver totalmente derretido adicione em cubos pequenos a manteiga. Mexa mais um pouco até estar totalmente derretida.
Deixe arrefecer e leve ao frio (pelo menos 3 horas). Eu fiz no dia anterior e ficou toda a noite no frio.
Depois prepare o curd para o mesmo também arrefecer.
Leve ao lume em banho-maria a polpa de maracujá, o açúcar, os ovos, as gemas e a manteiga. Mexa muito bem (caso seja neessário para ligar melhor utilize a batedeira eléctrica). Deixe engrossar um pouco. Retire do lume e coloque em frascos esterilizados.
Deixe arrefecer. Caso não utilize todo o curd no recheio do bolo, pode guardar no frio durante algum tempo para utilizar depois.
Prepare então o bolo. Comece por pré aquecer o forno a 180ºC.
Unte uma forma de 24 cm com manteiga e forre o fundo com papel vegetal que se unta novamente. Polvilhe com farinha.
Bate.se a manteiga com o açúcar. Junta-se os ovos batendo muito bem em cada adição, assim como a essência de baunilha. Por fim adiciona-se a farinha com o fermento envolvendo-se tudo muito bem.
Vai a cozer cerca de 40/45 minutos. Verificar se está cozido com o teste do palito.
Retire do forno e deixe arrefecer.
Nota: Eu dobrei a receita e após deixar arrefecer cortei o bolo ao meio no sentido horizontal. Poderá fazer uma receita de cada vez, fazendo 2 bolos, e nesse caso já não necessita de cortar o bolo em 2 partes. Uma vez que coloca depois um bolo sobre o outro após rechear.
Após estar totalmente frio, poderá rechear o bolo com o curd e coloque a outra metade do bolo por cima (ou o outro bolo).
Com o ganache de chocolate branco mais endurecido coloque por cima do bolo, por forma a cobri-lo totalmente.
Decore a gosto.
Nota: Caso não tenha oportunidade de adquirir Dulcipolpa - produto da marca Dulcis, poderá usar polpa do próprio fruto. Deverá é substituir os 120g de açúcar no curd por 150g de açúcar.
Deliciem-se!!
Já estou deliciada... babada... decadente e sei lá mais o quê?
ResponderEliminarEsse sponge cake da Rachel já fiz... assim percebo porque tens que dar passeios L O N G O S!!!
É mesmo schlep schlep! ;-)
Muitas felicidades
Bjoquinhas
C
O Bolo está magnifico e à altura de um lindo festejo. Muitos Parabéns! :)
ResponderEliminarOs sponge cakes estão na minha lista mas ainda não sairam de lá... este está simplesmente divinal! E com maracujá então... ;)
Bjinhos
Susana
Que bolo maravilhoso! Apetece provar.
ResponderEliminar______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly - bloglovin' - Facebook