Hummus de Pimento Assado



Sou mulher de gostos simples e que poderia viver o Verão de petiscos. Petiscar aqui e ali, uma colher disto ou daquilo, apreciar uma mesa bem composta, que se vai degustando entre gargalhados e dois dedos de conversa. Sabores e aromas diversos, cores que combinam entre si e texturas que nos cativam e nos obrigam a apreciar cada petisco ao nosso ritmo, ao ritmo de um verão quente e solarengo, como que se fosse um dia sem fim.

Nunca fico indiferente a uma travessa com uma salada de polvo ou de orelha de porco. Ou uma salada de ovas ou até uma saborosa salada de feijão frade.  Mas derreto me totalmente por um pratinho de salada de bacalhau e grão, que se inunda de azeite e se polvilha com bastante salsa.
Mas são as moelas que me enchem as medidas e que casa na perfeição com uma (ou duas ou até três) fatias de pão caseiro. Há mesa chega uma travessa de pica pau, que se faz decorar por pickles piados grosseiramente. A mesa também se compõe com uma generosa tábua dos melhores queijos e enchidos. Um queijo seco, um queijo de cabra ou até um amanteigado queijo da serra. Um paio fumado, um chourição bem condimentado ou até um presunto serrano cheio de sabor. A morcela, a chouriça e a alheira assada fazem-se chegar num assador de barro ainda a fumegarem. Mas é o tachinho de berbigão e de ameijoa à bolhão pato que me convence por completo. 
As empadas e as tartes salgadas, assim como os folhados não são deixados ao acaso quando se fala em algo menos tradicional. Já os patés que se podem fazer apreciar numa deliciosa broa de milho ou na broa de Avintes, podem ser dos mais variados sabores, atum ou delicias do mar os mais conhecidos. Mas as tradições tendem a modernizar-se e são várias as formas que os tradicionais patés sofreram.





Hoje a receita serve na perfeição a mesa de qualquer petisco,baptizado por hummus, é uma pasta cremosa preparada com a base de grão cozido que é reduzido em puré e que com mais alguns condimentos e ingredientes fazem deste preparado um excelente acompanhamento de qualquer fatia de pão. Neste caso ao puré de grão juntei o pimento, ou não fosse o seu mês. Assei o mesmo para dar ao paté um sabor mais suave e uma cor única, uma vermelho alaranjado bem invejoso.
Uma receita que também vai estar presente na mesa da querida Marta, do blog Intrusa na Cozinha, que convidou o pimento a estar presente no seu banquete.
Levo comigo este hummus, delicioso para qualquer festa ou lanche ou até para barrar uma base de pizza cozida e depois servir de apoio a mais alguns vegetais ou ingredientes que se combinem entre si.
Uma receita simples de preparar e ainda mais fácil de devorar.





Hummus de Pimento Assado

Ingredientes:

1 pimento grande
1 lata pequena de grão cozido
1 colher de sopa de tahini
1 colher de café de cominhos
Piri-piri q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Coentros q.b.
Azeite q.b.
Sementes de sésamo pretas q.b.
Sementes de girassol q.b.

Preparação:

Limpe o pimento de sementes cortando-o em 2 metades. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC num tabuleiro untado com azeite, cerca de 35 minutos ou até estar assado. retire do forno e deixe arrefecer. Depois retire a pele e reserve.
Reduza a puré o grão cozido através de um passe vitae. Numa taça coloque o puré de grão, o tahini, o pimento assado, o piri-piri, os cominhos, o sal, a pimenta e o azeite. Reduza tudo a puré com a ajuda de uma varinha mágica.
Coloque o preparado numa taça e polvilhe com as sementes e com os coentros picados. Acompanhe com tostas ou grissinis e sirva.



2 comentários:

  1. Nunca fiz em casa, mas já provei,....tenho que experimentar em casa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Doce Ana,
    estamos mesmo em sintonia, o que prova que somos de gostos simples mas bons!
    Revi-me em pleno no teu texto. O verão traz de braço dado uma sensação de desprendimento e descontracção que eu adoro, e que combina na perfeição com petiscos. Uma dentada ali outra acolá, no intervalo de conversas, fazem-me genuinamente feliz. E tem sido isso que tem acontecido comigo, o que levou a que só agora conseguisse publicar uma receita com o "meu" ingrediente! :)
    O teu hummus pode não ter ficado com uma cor tão intensa como o meu, mas, tal como eu previa, as tuas fotos estão tão expressivas e deslumbrantes ao ponto de nos levar a querer desfrutar dessa tacinha até não haver pitada.
    É tão bom ter-te de volta! Obrigado por te sentares de novo à nossa mesa!
    Beijo enorme
    Marta

    ResponderEliminar