Gelado Cheesecake de Amoras Silvestres




Das cores e sabores de Verão, dos aromas e texturas desta estação o melhor e mais gratificante é poder retratar tudo isto em algo surpreendente.
E são essas cores e esses sabores que me chegam num cesto, sob a forma de amoras silvestres apanhadas pelas mãos do meu pai. Encanto-me pela sua cor negra, umas maiores outras nem tanto, mas as suficientes para desempenharem um papel principal na confecção de algo fresco. As responsáveis por dar vida a um fresco e cremoso gelado, ou não fosse o ano dos gelados nesta cozinha. As escolhas já foram algumas, desde um Gelado de Mascarpone e Molho de Morangos Balsâmicos, a um Gelado de Tiramisù ou até um gelado de framboesa que ainda não partilhei. Depois de um pedido especial do senhor meu pai, foram a sua apanha de amoras e a vontade de um gelado no seu congelador que ditou a próxima receita. Um cremoso Gelado de Cheesecake de Amora, que se derrete suavemente na boca e nos enche a alma.
E como este Verão também é para aproveitar cada momento, deixo-vos já a receita que o meu gelado já está a derreter.





Gelado Cheesecake de Amoras Silvestres
(receita adaptada daqui)

Ingredientes:

350 ml natas
200 ml leite gordo
150 gr queijo creme
3 gemas
450 gr amoras, mais uma mão cheia
200 gr açúcar

Preparação:

Comece por triturar as amoras. Passe por um coador a polpa, descartando as sementes.
Leve ao lume as natas e o leite até ficar quente, mas não a ferver. Noutra taça coloque as gemas e o açúcar. Mexa bem.
Quando o leite e as natas estiverem quentes, com a ajuda de uma concha vá colocando pouco a pouco esse preparado nas gemas, batendo bem para as mesmas não cozerem. Depois de tudo misturado leve ao lume até começar a engrossar, ou seja, até o preparado cobrir as costas de uma colher. Retire do lume e acrescente o queijo creme, mexendo bem e a polpa das amoras. Misture tudo muito bem, até ficar envolvido.
Deixe arrefecer, de um dia para o outro, no frigorífico. 
No caso de ter máquina de gelados é preparar os gelado de acordo com as instruções do fabricante. Depois do gelado ser batido, coloque num recipiente alternando com algumas amoras frescas e leve novamente ao congelador se não for para servir logo.

Nota: Caso não tenha máquina de gelados, coloque o preparado num recipiente alternando com algumas amoras e leve ao congelador. Nas primeiras duas horas, mexa o gelado de 30 em 30 minutos.




1 comentário:

  1. Que rico gelado,...
    As fotos estão lindas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar