Salada de Nectarinas, Mozzarella e Presunto




Dei inicio às minhas férias sugerindo esta refrescante Salada de Melancia e Feta e regresso com mais uma salada. O calor que se tem feito sentir, dias de Verão pleno em que os temperaturas elevadas são testemunhas disso mesmo, deixam-me sem vontade de preparar refeições mais complexas. Os bolos e pudins dão lugar a gelados e sobremesas mais frescas, os assados no forno são substituídos por grelhados e saladas. Fáceis de preparar, bem coloridas, leves e bem frescas tornam-se o prato principal de qualquer refeição.
A sua versatilidade e conjugação de sabores, texturas e aromas levam a que cada salada seja mais que uma simples salada. Uma base preparada com algumas folhas de alface ou rúcula, couve-roxa ou até agrião bébé. Junta-se uns pedaços de queijo ou de outras qualquer proteína, algumas sementes ou até frutos secos. São uma excelente opção para reaproveitar comida, como é o caso de arroz ou até sobras de frango assado. Combina-se fruta e outros vegetais ou legumes e eis que sai uma salada repleta de frescura. Aromatizada com azeite e bálsâmico ou com outro qualquer molho são uma óptima escolha para levar para a praia, para o trabalho ou mesmo para saborear em casa, confortavelmente sentada no sofá a desfrutar uma tarde quente de Verão.


Ao longo dos meus dias de férias foram as refeições ligeiras que imperaram. Como já é hábito, nesta altura do ano, são as terras algarvias que me acolhem durante alguns dias onde reina o descanso, os passeios à beira mar, tardes de praia, jantares no terraço, mergulhos na piscina, bolas de berlim... Adoro poder desfrutar de mais um pedacinho do nosso pais com toda a calma e tranquilidade se exige, reforçando forças para as próximas semanas de trabalho. Este ano, ao contrários de outras férias, o computador foi deixado de lado e o telemóvel meio que esquecido. Privilegiei momentos de leitura, grandes passeios à beira mar, as caminhadas e corridas matinais e as esplanadas em plena noite. 


De regresso e ainda continuo quem modo férias no que respeita a refeições. Aceitei o convite da querida Marta do blog Intrusa na Cozinha, e juntei-me ao seu desafio  cujo tema são os Pêssegos ou Nectarinas. Optei por nectarinas dado ser um fruto que adoro e por uma salada que faço regularmente. Uma salada bem colorida, enriquecida pelo sabor único das fatias de presunto, pela mozzarella que liga na perfeição e pelo toque crocante de nectarina.

Ora vejam...










Salada de Nectarinas, Mozzarella e Presunto

Ingredientes:

Folhas de Alface Roxa
Folhas de Alface frisada
Rúcula 
Mozzarella
Fatias de presunto finas
Nectarinas
Cebolinho 
Azeite
Sal
Vinagre balsâmico

Preparação:

Lave algumas folhas de alface roxa e alface frisada e corte em pedaços mais pequenos. Numa travessa coloque as alfaces e a rúcula. Por cima disponha de alguns pedaços e presunto e de mozzarella cortada em rodelas mais pequenas. Por fim em gomos finos as nectarinas e decore a salada. Pique um pouco de cebolinho e polvilhe a salada. Salpique a mesma com um pouco de sal, azeite e vinagre balsâmico.


Deliciem-se!


4 comentários:

  1. Olá, te indiquei em uma TAG lá no meu blog.
    Dá uma passadinha por lá. Bjinhos
    http://podernasmaos-podernasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,
    Sem dúvida que com este calor só apetecem refeições simples, rápidas, frescas e leves. As saladas, como tu tão bem descreves, são refeições bem versáteis, e maravilhosas para esta época do ano. Esta salada é a prova disso, bem simples, fresca e deliciosa.
    Também prefiro usar nectarinas nas saladas exatamente pelo elemento crocante que referes, e que me deixa deliciada! :)
    Adorei a tua sugestão, e mais uma vez muito obrigado por te juntares a mim no mês de julho, e trazeres esta sugestão bem fresca!
    Beijinho enorme
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Bem que ideia brilhante, esta semana no meu local de trabalho houve uma grande campanha às nectarinas e fiz umas tartes com nectarina mas esta salada é perfeita para mim pois não posso comer alface ou legumes crus e usar a nectarina como base, estou super entusiasmada, vou experimentar :D

    ResponderEliminar
  4. Uma refeição simples, prática e leve. Ideal para estes dias de calor.
    Que bom aspecto.
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar