Salada de Melancia e Queijo Feta

 Ser turista no próprio pais, quem não gosta?!
Sair sem rumo, partindo à descoberta de novos lugares, aldeias cheias de história, cidades vividas, lugares únicos.
De norte a sul do país, conta-se entre castelos e montes a sua história. Serras verdejantes, praias esculpidas pelas ondas do mar, aromas e cheiros de uma riqueza gastronómica, paladares apurados de um delicado e suave vinho e sorrisos repletos de toda a simpatia de um povo que sabe e gosta de praticar o "bem-receber".
Adoro poder palmilhar terreno, de mapa na mão, câmara ao pescoço e mochila nas costas como de um verdadeiro turista se trata-se. Permito-me conhecer novos lugares e rever tantos outros. Permito ser turista no meu próprio pais.
Um Norte afável e tão verde, uma serra que nos dá neve, bom queijo, bons enchidos e tantas outras iguarias. Praias com uma beleza única e muito própria ao longo e uma costa deslumbrante. A Calma e o silêncio vivido e sentido sob planícies alentejanas e um Sul que nos reencontra a cada Verão.
Dos muitos passeios relembro um dos últimos, ainda este mês. Foi Lisboa que me acolheu. Não foi novidade o itinerário que percorri, mas a forma como o senti e o fiz é sempre diferente. 







Assim, inicio o meu percurso onde antes de me refrescar com uma limonada de flor de sabugueiro, sou acolhida pela Sé de Lisboa onde se refletem alguns raios de sol. Tento me refugiar dos imensos turistas, nas ruas enfeitadas de Alfama. Bairro onde ainda se respira os santos populares. Até à Graça e ao seu miradouro foi um pulinho e num piscar de olhos estaria no miradouro Senhora Monte. A descida fez-se pela Mouraria até ao Martim Moniz. O destino era a Praça do Comércio, com a sua vista obrigatória sobre um Tejo calmo e repleto de vida.


Um percurso refeito num dia de Verão, acompanhado de temperaturas agradáveis e de um céu azul que combina na perfeição coma sugestão que hoje vos deixo.
Uma salada que tem tanto de simples, como de sabor. Uma salada fresca e colorida, onde a melancia casa na perfeição com o queijo feta. A cebola roxa acompanha e o cebolinho dá um ar da sua graça.



 
Salada de Melancia e Queijo Feta

Ingredientes:

Melancia q.b.
Queijo feta q.b.
1/2 Cebola Roxa 
Cebolinho q.b.
Pimenta q.b.
Azeite q.b.
Vinagre balsâmico branco q.b.

Preparação:

Corte a melancia em pedaços retirando a casca ou em bolinhas. Parta em cubos pequenos o queijo feta. Corte com a ajuda de uma mandolina (usei a mandolina da Borner) que permite cortar em meias luas muito finas metade de uma cebola roxa. Pique o cebolinho muito bem. Numa taça coloque todos os ingredientes e tempere com pimenta, azeite e vinagre. Sirva fria.





Deliciem-se!

5 comentários:

  1. Allo querida
    Ando autenticamente numa de melancia! Sumo pela manhã não falta...
    Vou levar a tua saladinha e de certeza que estará na minha mesa muito em breve.

    Beijinhos cheio de saudades :-)
    C

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,
    Gosto tanto de passear assim, de mochila às costas e mapa na mão. Adoro :) e mesmo a andar por lugares já conhecidos encontramos sempre algo de novo. sempre.
    Essa salada Ana, tem tanto de simples como de apetitosa. Faz mesmo o meu género. Gostei imenso, e as tuas fotos estão inspiradoras, como sempre.
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha...simplicidade em todo seu esplendor.
    Lindo, lindo beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Adoro esse tipo de turismo Ana e que fotos maravilhosas nos mostras do nosso lindo Portugal com céu azul.
    Amo!!!
    A saladinha, sei bem que resulta, pois já fiz parecida e os sabores conjugam na perfeição!!
    Um beijinho meu doce,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Uma salada bem fresca e deliciosa aposto :)
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar