Tarte de Amoras, sabores desta estação!


Esta estação chama por mim, os dias longos soalheiros (não como o de hoje)  e com  temperaturas quentes convidam-me a passeios, a idas à praia e a uns dias de férias. Desfrutar ao máximo desta estação e de tudo o que ela proporciona é a frase de ordem para este Verão.
Estação que não é só feita de dias que se estendem pela noite dentro, não é só feita de areia e mar, de piqueniques em família. É muito mais, composta por cores, sabores e aromas tão característicos.
As árvores de frutos vestem-se com doces e coloridas maravilhas que nos enriquecem a cozinha. No tacho cozem lentamente alguns quilos de fruta para uma compota, outras servem para preparar aquela sobremesa há muito desejada ou simplesmente fazem-nos companhia ao pequeno almoço, como que nos dando os bons dias.


É da variedade e da riqueza desta fruta que mais sinto saudades nos restantes meses do ano. No entanto, é nesses meses que a fruta vai ganhando vida, vai ganhando forma para depois no verão se pintar de cor e sabor.
Mas são nos campos perdidos e meio que esquecidos que surge um dos frutos tão apreciado aqui em casa. Com uma pequena tesoura na mão e um cesto na outra, sigo em direcção a esses pedaços de terra, que tão poucas histórias têm para contar e que são por mim tão valorizados neste periodo. Quando chego até eles, com um brilho nos olhos, apercebo-me que do tom avermelhado, a grande maioria já chegaram ao seu tom escuro sinónimo que devem de estar fantásticas para colher. Umas maiores, outras mais pequenas, mas únicas no sabor as amoras silvestres lá vão enchendo o meu cesto de verga.




Este ano a colheita rendeu mais de 3 quilos, não fosse ter a preciosa ajuda do meu pai. Com elas já preparei alguns frascos de compota, outras congelei e com as restantes preparei esta tentadora Tarte de Amoras.
Uma tarte com uma massa crocante que contrasta com a cremosidade do recheio que pouco mais tem que somente amoras. Uma receita simples de preparar e rica de sabor.


Tarte de Amoras

(receita adaptada daqui)

Ingredientes:

* Para Massa:

2 chávenas de farinha
1 chávena de manteiga fria
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
raspa de meio limão
1 Ovo
6 colheres de sopa água fria

* Para Recheio

600gr amoras
1 chávena de açúcar
8 colheres de sopa de farinha maizena
2 colheres de sopa de mel
Sumo de 1/2 limão
1 colher de chá de canela
Açúcar mascavado e leite q.b.




Comece por colocar a farinha, o sal, a raspa de limão e o açúcar numa taça e misturar tudo. Corte em pequenos cubos a manteiga bem fria e junte à farinha. Amasse um pouco até ficar um preparado tipo areia, junte depois o ovo e mexa mais um pouco. Por fim para ligar tudo bem, junte algumas colheres de água gelada. Mexa bem até formar uma bola de massa facilmente moldável. Divida em duas partes iguais, achate um pouco a bola de massa e leve ao frio durante 30 minutos envolvida em película aderente.

Entretanto prepare o recheio. Misture todos os ingredientes numa taça e misture bem.




Unte uma forma redonda com diâmetro de 22 cm com manteiga.Estenda com a ajuda de um rolo de massa, polvilhando se for necessário com farinha, uma das partes da massa. Forre a forma retirando o excesso nas laterais. Coloque o preparado do recheio.
Estenda a restante massa, fazendo se pretender alguns cortes com formas de bolachas.Coloque por cima do recheio, unindo com a outra massa. Caso opte por cobrir toda a tarte faça com a ajuda de uma faca uma pequena cruz na massa no centro.
Poderá com as sobras de massa fazer uma pequena trança e colocar em volta da tarte.
Pincele com um pouco de leite a tarte e polvilhe com açúcar mascavado.

Vai ao forno a cozer, que foi pré aquecido a 180ºC, cerca de 1 hora.

Retire e deixe arrefecer totalmente antes de servir.

Deliciem-se!!

6 comentários:

  1. Ai Ana... que fotos maravilhosas, querida! E essa tarte, cheia de amoras de eu adooooro!!
    Tudo LINDO!!
    Um beijo grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Maria João, obrigada por estas palavras, obrigada por tudo. <3 <3
      beijinho

      Eliminar
  2. Olá, Ana.
    A tua tarte ficou linda. Adoro tartes de fruta! Tenho a certeza que me iria deliciar com uma fatia bem generosa.
    Beijinho e parabéns pelas fotos bonitas.

    Sílvia

    ResponderEliminar
  3. Que tarte tão apetitosa!
    As fotos ficaram lindas, dá vontade de esticar a mão e roubar uma fatia!
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito da Eva, adoro amoras, amo essa mesa e as fotografias estão uma delícia! Pronto, gosto de tudo ;-) Só não gosto deste tempo cinzento e não conseguir ir novamente à amoras...
    Guarda uma para mim... amoras são a minha perdição, querida.
    Mil beijoquinhas
    C

    ResponderEliminar