Sopa de Couve Flor Assada com Caril e um Volto Já!





Após um breve passeio blogue verifiquei que são poucas as receitas de sopa que tenho partilhado. Não consigo identificar bem a razão porque não o fiz, mas não é por não consumir sopa.

Há já alguns anos que a sopa faz parte da ementa do jantar cá em casa, ou acompanhada por uma peça de fruta ou simplesmente como ponto de partida para o inicio de um jantar de amigos.

Apesar de diariamente já não dispensar um pratinho de sopa, o meu gosto por sopas não foi sempre assim. Recordo-me que quando era criança a minha mãe triturava todos os legumes obtendo assim cremes para eu conseguir comer algumas colheres de sopa. Detestava sopa de feijão seco e sopa de nabiça, hoje em dia gosto imenso. A única sopa que ainda aceitava comer era canja de galinha caseira. Uma sopa em que a massa teria que ser letras e haver um ovo pequeno caseiro, ao qual eu chamava de tété.

Normalmente opto por sopas mais simples e rápidas de preparar. Contudo há sempre momentos em que se pretende explorar outros sabores, reinventar receitas e inovar.

A sopa que vos trago é rica em aromas, cor e sabor. O cheiro invade a cozinha e o sabor reconforta o estômago. Transporta-me até terras mais longínquas, leva-me a uma contagem decrescente para as tão merecidas férias em terras distantes, noutro continente, num pais de cheiros, cor, aromas e culturas diferentes.

Assim, vou ali a Marrocos e já volto! (fica a promessa de contar tudo)





Sopa de Couve Flor Assada com Caril
(receita adaptada daqui)

Ingredientes:


1 Couve flor grande
1 Cebola
1 Colher de chá de raspa de limão
1/2 Chávena de Vinho Branco
Azeite q.b.
1 Chávena e meia de caldo de legumes ** ( pode ser necessário mais meia chávena)
300 ml de Leite de coco
1 colher de sobremesa de mistura de caril ***
Sal e pimenta q.b.
Cebolinho ou manjericão picado q.b.
2 Colheres de sopa de vinagre de arroz

** Para o Caldo: Colocar 2 chávena de água a ferver com 1/2 cubo de concentrado legumes Sovex.

*** Para esta mistura preparei: Juntei 1 colher de chá de paprika, 1/2 colher de café de malagueta seca, 1 colher de sopa de caril e 1 colher de sopa de açafrão das índias.




Preparação:

Comece por cortar os floretes da couve flor e colocar num tabuleiro. Regue com um pouco de azeite, sal e pimenta. Leve ao forno pré aquecido a 190ºC cerca de 30 minutos.

Pique a cebola e coloque num tacho. Junte um pouco de azeite e deixe refogar.Adicione a mistura de caril e a raspa de limão. Acrescente o vinho e deixe cozinhar até evaporar o vinho. Posteriormente acrescente a couve flor assada e o caldo de legumes. Por fim adicione o leite coco e tempere com sal e pimenta. Retire alguns floretes e reserve. Triture o preparado, junte os floretes inteiros, rectifique de temperos e adicione o cebolinho ou manjericão picado. Acrescente o vinagre de arroz e mexa.

Sirva polvilhado com uma colher de chá da mistura de caril.




Deliciem-se!!

3 comentários:

  1. A sopa têm um aspecto mais que apetitoso! :)

    Têm umas excelentes férias! :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Olá, hmm sopinha.. caril.. marrocos? Combinação perfeita, diverte-te muito.. foi um país que adorei visitar e jamais esquecerei. Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Hmm, mas que aspecto delicioso e que combinação perfeita. Nunca pensei em tal mistura mas a fusão parece ser de outro mundo! Muito obrigada pela sugestões, elogios e comentários! É um orgulho enorme ler as suas palavras, que me aquecem o coração! A propósito da dica sobre o que fazer no fim-de-semana, convido-a a alinhar no meu projecto; utilizando a hashtag "wtdthisweekend" podemos reunir, no facebook e intagram, algumas sugestões um pouco por todo o país, para fazer no fim de semana. Acho que pode vir a dar resultados muito engraçados e eu agradeço todas as sugestões que os meus leitores têm para me dar. São preciosas, as vossas indicações, obrigada! :)

    Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

    ResponderEliminar