Tiramisú de Morangos




Chegados a Fevereiro é o mês de festejar o Dia dos Namorados. Mesmo para os mais distraídos é fácil nos apercebermos que estamos a pouco mais de uma semana do dia de S. Valentim.
.
As montras das lojas já há algum tempo que se vestiram de vermelho, recheadas de corações, peluches e mensagens carinhosas de amor. Os ramos de rosas vermelhas  ganham vida por esta altura. Os preparativos para os jantares românticos de modo a criar a melhor ementa, requintada, diferente, única já começaram a ser pensados.

Questiono-me algumas vezes se faz sentido festejar o dia dos namorados. Na minha opinião, e é simplesmente uma opinião, o dia dos namorados deverá ser sempre. Não deverá haver um dia especifico para um jantar romântico, para um programa diferente, para um passeio...

Todos os dias são oportunidades para festejar, para celebrar através de um simples jantar, de um passeio à beira mar, de uma ida ao teatro, de um programa diferente de fim de semana, ou algo tão simples como ver o por do sol.

Mas para quem já está a pensar no cardápio do próximo dia 14, permitam-me que dê uma sugestão para a sobremesa. Assim, sugiro um Tiramisu de Morangos. Esta sobremesa não é mais que uma reinvenção do clássico tiramisu que todos conhecemos.



Com uma base de bolo de chocolate o Tiramisu vai ganhando forma com a combinação de morangos e de um creme de chocolate branco e do queijo mascarpone mascarado com tons avermelhados.

Sendo uma ideia simples, prática e rápida de confeccionar é uma excelente sugestão para o jantar dos dia dos namorados.

Esta deliciosa e colorida sobremesa fará parte de uma publicação especial alusiva ao dia dos namorados do Jornal O Portomosense, o jornal da Vila de Porto de Mós à qual eu pertenço.
É com muito gosto que tenho vindo a colaborar com o jornal na rubrica de culinária, de momento em edições especiais estando em vista uma possibilidade de publicar com alguma regularidade. Já colaborei em edições anteriores, como por exemplo no Natal com esta sugestão.


TIRAMISU de MORANGOS





Ingredientes:

(Serve 4)

1/2 Bolo de Chocolate (receita aqui)
Morangos q.b.
250gr Mascarpone
120gr Iogurte Natural
2 Colheres sopa de açúcar em pó
100 gr Chocolate branco
1/2 cálice Licor Pimentinha (chocolate com piri piri) da Chocolicor
1 colher de café de corante gel vermelho 





Comece por partir o bolo a meio e depois em pedaços mais pequenos. Salpique metade do bolo com o licor de chocolate com piri-piri e reserve. Lave os morangos, retire o pé e corte em pedaços pequenos. 
Numa taça bata o queijo mascarpone, com o iogurte natural e o açúcar em pó.
Leve ao lume em banho-maria o chocolate branco partido em pequenos quadrados até estar derretido. Depois de derreter totalmente junte à mistura do queijo e misture bem. Retire 1/4 dessa mistura para outra taça onde se acrescenta o corante gel vermelho e mexe-se bem.
Coloque numa taça individual um pouco do bolo de chocolate, depois uma camada de morangos e finaliza-se com a mistura do queijo e a mistura de queijo com o corante, de modo a obter um efeito de creme branco com efeitos vermelhos.(Pode-se optar por não usar corante, colocando assim somente camada de queijo e chocolate).

Decore com morangos e leve ao frio.

Nota: Com o bolo que sobrou poderá fazer outras sobremesas ou congelar.






Deliciem-se!



3 comentários:

  1. Uma versão de tiramisú bem deliciosa e ficaram umas taças lindas
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Além de ficar com uma apresentação de deixar água na boca, devem ter ficado tão bons. Vou guardar a receita.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana!
    Também partilho da ideia de que o amor deve ser celebrado todos os dias e não nesse dia a que chamam dos namorados. E é nas coisas mais simples que encontramos às vezes a forma de o celebrar, mesmo na confeção de uma deliciosa e simples, mas requintada receita como este tiramisù que nos mostras. Adorei a sugestão. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar