Chíli de Lentilhas com tortilhas caseiras



Acordei com os pingos da chuva a bater na janela do meu quarto. A chuva foi assim o meu despertador e logo me levou a pensar que não haveria a minha caminhada matinal de domingo.

O inicio do ano foi marcado pelo regresso das minhas caminhadas matinais ao fim de semana. Por vezes o tempo não ajuda, como foi hoje o caso, e ao invés da caminhada fiquei a saborear o pequeno almoço composto por uma taça de iogurte e fruta ao som dos pingos da chuva que contemplava pela janela da sala.

Assim, sentada no meu confortável sofá me deparo com o inicio de um novo mês em tons de cinzento, com um ar chuvoso e frio. E já estamos em Fevereiro...
Mais um mês que abraço com algum entusiasmo. Será o mês em que irei terminar a formação que já vos falei em publicações anteriores, Apesar de estar a adorar, absorve-me imenso tempo o que tem limitado e por vezes impossibilitado de fazer simples coisas como ler um livro, ver um filme, ou simplesmente explorar entre os vários livros e inúmeras revistas aquela receita que há muito gostaria de preparar.

Com o inicio de um novo mês, regressa também uma nova publicação para o adorável grupo Dia Um ... na Cozinha, cujo tema desta 21ª edição é Pratos Vegetarianos.

Não sou vegetariana, o peixe e a carne também são convidados das refeições cá em casa. No entanto, são muitas as vezes  que preparo pratos vegetarianos, atrevo-me mesmo a dizer que numa semana sou capaz de preparar 3 a 4 pratos vegetarianos.


Sou cada vez mais apologista de alimentação mais saudável e equilibrada, tudo o que um prato vegetariano pode conter.

Perante este desafio, que em nada foi novidade para mim, o mais complicado foi mesmo escolher a receita vegetariana para vos presentear.

Optei por um Chíli de Lentilhas acompanhado por umas tortilhas caseiras para dar brilho a mais um novo desfile.







Ingredientes:

250 gr lentilhas verdes
1 lata pequena feijão encarnado
1/4 abóbora butternut
1 courgete pequena
1 cebola
2 dentes de alho
3 tomates pequenos maduros limpo de sementes e pele
1 malagueta pequena sem sementes
700 ml de caldo legumes (700ml água com 1 cubo concentrado legumes Sovex)
Azeite q.b.
Flor de Sal q.b.
Salsa picada q.b.


*Tortilhas:

150 gr Farinha sem fermento tipo 55
100 ml Água
1 colher de sobremesa de azeite
1 colher de chá de sal


Preparação:

Comece por picar os alhos e a cebola para um tacho. Leve ao lume a alourar com um fio de azeite. Acrescente o tomate em pedaços pequenos deixando cozinhar alguns minutos.
Descasque a abóbora e corte em cubo pequenos. Lave a courgete e retire as sementes. Corte-a em cubos pequenos ainda com a casca.
Depois da cebola alourar junte a abóbora e a courgete. Deixe cozinhar uns 5 minutos acrescentando 1/4 do caldo. Tempere com a flor de sal.
Lave as lentilhas e acrescente ao preparado, assim como a malagueta muito bem picada e o resto do caldo. Deixe cozinhar cerca de 15/20 minutos ou até as lentilhas estarem cozinhadas. 
Acrescente o feijão já cozido e a salsa picada, misturando tudo muito bem e rectifique de temperos.
Retire do lume e sirva com as tortilhas.





Para as tortilhas:

desfaça o sal na água. Misture a farinha com a água e o azeite. Amasse bem e deixe repousar uns 20 minutos.

Depois divida em 4 pedaços de massa igual e estique cada pedaço por forma a fazer pequenos círculos.

Coloque uma frigideira anti aderente ao lume a aquecer e leve a cozer uns 3 minutos de cada lado os círculos de pão, repita a operação até terminar a massa.


Sirva com o Chili de lentilhas.



Deliciem-se!

14 comentários:

  1. Fiquei deliciada com esta receita e com as fotos. Sublimes. Também sou apologista de pratos vegetarianos e faço-os com alguma regularidade. Gostei deste chilli. Deve ser mesmo bom de sabor. Nutritivamente falando temos nesta receita a proteína vegetal nos feijões e nas lentilhas. Para que precisamos da animal?
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana!
    Este chili é verdadeira comida de conforto para estes dias de chuva e frio que não nos têm largado. Quase que se consegue sentir os sabores do prato só pelas fotografias, que estão magníficas.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  3. Esta receita deixou-me a salivar! As fotos estão maravilhosas, e o chilli está com tão, tão bom aspecto, que só me apetece começar a comer! A sério, adorei e vou guardar a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ana,
    primeiro, parabéns pela fotos fantásticas que partilhas e depois porque através delas sentimos os sabores que nos trazes neste reconfortante e saudável pratinho.
    Este é um dos pratos vegetarianos que mais gosto, adoro os sabores, adoro molhar o pão nesse molhinho delicioso, enfim, adorei a tua sugestão :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Adoro lentilhas e achei este chili uma delicia
    São estes assim que sabem bem nestes dias frios
    bj

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana!

    As imagens lindas ilustram o quanto de delicioso deve ter ficado esse chili. Tem tudo para me agradar, a verdadeira comida de conforto que eu tanto gosto e que tanto prazer me dá de fazer e comer. Mas do que gostei mesmo, foi dessas tortilhas caseiras que ficaram com uma cor linda e que tão bem acompanham o chili. Perfeito. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. E que bela escolha Ana, aspecto fantástico o teu chili

    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana :)

    Esta tua proposta em dose dupla fez as minhas delicias, tanto visualmente com lindas fotos, como pelos sabores que a compõem e que exalam aromas fantásticos.
    Guardarei decerto a receita para experimentar um dia, até porque eu e o marido adoramos lentilhas, já a filhota não ! :)

    Obrigada pela tua companhia uma vez mais ! Beijinhos grandes !

    ResponderEliminar
  9. As fotos são logo aperitivas e dá vontade de rechear bem essas tortilhas!
    As tortilha estão lindas, bem como o chili!
    Adoro!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Bom dia!
    Adoro caril de lentilhas e este, com esta combinação de ingredientes parece irresistível!
    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Adorei a sugestão. Ainda não experimentei lentilhas mas tenho mesmo que experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/dia-um-na-cozinha-e-uma-refeicao.html

    ResponderEliminar
  12. Que coisa boa. Uma sugestão deliciosa esta
    Um beijo

    ResponderEliminar
  13. Pois, eu que nem aprecio muito feijão (é um ingrediente que estou a acrescentar aos poucos á minha alimentação, porque o paladar também se educa), não resistia a este chilli. As fotos estão magnificas e apetece mesmo uma colherada. Vou experimentar e as tortilhas também, que as quantidades da receita são ligeiramente das que costumo fazer. Parabéns.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Somos o que amamos e somos o que comemos.. por este prato, acho que somos parecidas, pois era coisa pra eu comer todas as semanas! Ficou lindo, beijos

    ResponderEliminar