Lombo de Salmão em redução de laranja e mel e um restaurante que recomendo

Não sou uma pessoa de ir todos os fins de semana ou com bastante regularidade almoçar ou jantar a restaurantes. Faço-o pontualmente, numa ocasião especial, a convite de amigos ou simplesmente para conhecer novos espaços e outras cozinhas.
Quem me conhece sabe que sou dada a conhecer e experimentar comida internacional, e que gosto bastante de comida indiana e italiana. No entanto não recuso um excelente convite para descobrir mais um espaço onde a cozinha portuguesa é a eleita.

E foi o que aconteceu num dos últimos sábados de Dezembro, onde recomendado por amigos, fui até Torres Novas conhecer o Restaurante Papa Figos.

"


Uma sugestão que apreciei, e que já repeti. Um espaço tranquilo e agradável, muito acolhedor, com uma ementa requintada e diferente, com combinações magnificas, sempre acompanhadas da simpatia de quem nos recebe.

Trata-se de um restaurante com pouco mais de 1 ano, que valoriza  os produtos da região e homenageia a gastronomia portuguesa no seu melhor.
Caracterizado por um serviço de excelência, uma ótima relação qualidade-preço e uma ementa variada e de excelência.


Das minhas visitas a este restaurante, posso referenciar uma entrada de requeijão com manga, mel e alfazema, um bife de atum suculento com um acompanhamento diferente e um leite creme com figo preto e anis dos deuses.


Já há algum tempo que pretendia partilhar esta minha experiência, no entanto, foi após ler esta noticia que me entusiasmou a redigir este post.

Poderão obter mais informações aqui.

E como a  minha inspiração surge das mais simples coisas e momentos que vivo, esta ida ao Papa Figos levou a criar esta receita de Lombo de Salmão no forno com redução de laranja e mel, polvilhado com pistácios e amêndoas torradas acompanhado com puré de abóbora assada.

LOMBO DE SALMÃO EM REDUÇÃO DE LARANJA E MEL 




Ingredientes:

(serve 2)

2 Lombos de Salmão
Cebola q.b.
Azeite q.b.
2 Laranjas
2 colheres de sopa de mel de flor laranjeira
Pistacios q.b.
Amêndoa laminada q.b.
1/2 Abóbora Butternut
Tomilho seco q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 colher de café de Noz Moscada 
Vinagre balsâmico q.b.



Comece por marinar os lombos de salmão no sumo de 1 laranja. Coloque 1 cebola cortada em meias luas finas no fundo de um tabuleiro e disponha sobre a cebola os lombos de salmão e por cima a marinada de laranja e sal,
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até assar (cerca de 25/30 minutos).

Entretanto, leve também a abóbora a assar com a casca, cerca de 45 minutos, ou até ficar macia. Retire a casca e passe por um pass-vite. Tempere com noz moscada, um pouco de sal e pimenta, bem como tomilho seco.

Prepare o molho. Leve ao lume o sumo de 1 laranja com o mel até reduzir um pouco. Entretanto pique grosseiramente os pistácios e leve a torrar em conjunto com a amêndoa laminada.
Sirva os lombos de salmão regados com o molho e polvilhados com os frutos secos  e regado com algumas gotas de vinagre balsâmico, acompanhados  com o puré de abóbora assada.



Deliciem-se e fica o convite para visitarem o Restaurante Papa Figos.


3 comentários:

  1. O restaurante tem excelente aspecto, pena que fique tão fora de mão... :( Mas vou anotar, se um dia for para essas bandas, quem sabe não experimente? :)

    O salmão está com um aspecto divinal! Salmão e laranja é uma combinação que uso muito aqui em casa e adoro. O toque crocante dos pistácios e amêndoas é a "cereja em cima do bolo".
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tenho que experimentar esta receita! Adoro salmão, adoro laranja, adoro pistáchios.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar