Coconut, Orange & Cinnamon Pull Apart Bread ... para várias ocasiões




Neste inicio de ano o tempo parece que encurtou. As horas, os minutos e os segundos ou são menos ou passam a uma velocidade superior. Sinto-me um pouco perdida, sem rumo e sem um caminho tranquilo em que seguir.
Um trabalho que me absorve imenso e uma formação que estou a fazer (e a ADORAR), leva-me a não conseguir mais de tempo para fazer coisas simples e que me dão imenso prazer.
O cansaço apodera-se do meu corpo que pede unicamente descanso e da mente que não a deixa fluir, bloqueando ultimamente a minha inspiração.
Dou por mim a debater-me com um aglomerado de sensações. O dever por um lado e uma vontade enorme quebrar as regras por outro.
Mas segundo o ditado " O que tem de ser é muito forte ...", há que viver estes dias na ânsia de que dias diferentes virão, mais relaxantes e entusiasmantes.

Assim fico a pensar nesse futuro que está próximo, quase em modo de sonho, enquanto estou deitada sobre o sofá numa manhã de domingo cujo tempo se aliou à minha enorme preguiça e fez-me uma partida, não me dando hipótese sequer para pensar em sair de casa para fazer a minha caminhada matinal devido ao frio que se faz sentir e à chuva que teima em não deixar de nos visitar.

Estão reunidas assim as condições para ligar o forno e fazer algo que adoce o dia. São nestes dias que mais me dá prazer ligar o forno, quase em modo de aquecimento da cozinha, dando assim uma sensação de conforto.



Assim, enquanto dormito no sofá com a lareira acesa que me faz companhia nessa manhã cinzenta, no forno cresce e ganha forma um pão doce bem aromático deixando um aroma irresistível que se espalha por toda a casa.

A receita é inspirada deste blogue, que gosto imenso. Este pãozinho doce tem o sabor irresistível do coco e o toque fresco da laranja. E como para mim as especiarias nunca podem faltar, acrescentei um pouco de canela em pó que dá outro toque a esta maravilha.


COCONUT, ORANGE & CINNAMON PULL- APART BREAD






Ingredientes:

350 gr de farinha tipo 55
60 ml água morna
3 colheres de sopa de levedura seca
75 gr manteiga derretida
2 ovos
80 ml natas
50gr açúcar
1/2 colher de chá de sal

* Recheio:

     100 gr açúcar
     Raspa de 2 laranjas
     3 colheres de manteiga amolecida
     Coco q.b.
     Canela q.b.




Preparação:

Comece por preparar a massa. Junte a levedura seca com a água morna. Deixe actuar cerca de 5 minutos. Até fazer espuma.
Numa tigela bata os ovos com o açúcar, as natas e a manteiga derretida. Numa outra taça coloque a farinha e o sal e faz-se um buraco no centro onde coloca a água com a levedura e as mistura dos ovos.
Amassar muito bem até formar uma bola. Caso a massa esteja muito mole acrescentar mais um pouco (50gr) de farinha.
Deixar levedar cerca de 2 horas, até dobrar de tamanho, numa taça tapada com película.

Depois de levedar, estende-se a massa até formar um rectângulo. Barre a massa com as 3 colheres de sopa de manteiga amolecida. Polvilhe com o açúcar, as raspas da laranja, o coco e a canela.
Com cuidado, corte a massa no sentido vertical, de modo a obter pequenos rectângulos com um cumprimento de 5 cm. Depois tem que se sobrepor os rectângulos, 4 no máximo, corta-se em 3 partes iguais e colocam-se na vertical numa forma rectangular forrada com papel vegetal e untada com manteiga. Repete-se o processo até terminar a massa.
Deixa-se levedar mais 1 hora.

Pré aqueça o forno a 180ºC e leve o pão a cozer cerca de 35 minutos.

Retire e deixe arrefecer.




Este Pull Apart Bread também irá marcar presença na festa do 2º Aniversário do Blogue Ponto de Rebuçado Receitas , da querida Maria João, sempre sorridente e bem disposta. Muitos Parabéns e que venham muitos mais. Espero que a adorável Maria João aprecie a minha sugestão para compor a sua mesa.



3 comentários:

  1. Deve ser uma verdadeira delícia, não haja dúvida, pelo menos a avaliar pela combinação de sabores que escolheste.
    Ficou lindo!
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adorei minha doce amiga... depois de um fim de semana bem cansativo era mesmo de um pãozinho destes que precisava! Obrigada, bjo

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso! Imagino o cheirinho nessa cozinha :)
    Eu ando há que tempos para experimentar a receita onde te inspiraste, andava à espera das laranjas e elas já aí estão!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar