Crumble de Vegetais


Por aqui já não se sente o Natal, já é algo do passado desaparecendo com a chuva que cai lá fora e com o vento que sopra fortemente.
A comida que restou foi devidamente reaproveitada para outras refeições ou simplesmente colocada em pequenas caixas e estão no congelador à espera do momento ideal para voltar a relembrar as festas passadas.
Os exageros foram bastantes e impera agora a necessidade de refeições mais leves, saudáveis mas não menos confortantes e aconchegantes, nestes dias cinzentos e tristes em que a chuva não dá tréguas.
Em plena cozinha é o para o forno que tanto olho e faço uso, são os assados e os cozinhados de forno que prevalecem em mente.
O forno já está ligado, o cinzento da rua transformou-se em tons de preto e a hora de jantar está a chegar. Está criado o mote para a próxima refeição.




Do congelador e das sobras do Natal sai metade de uma broa. Das melhores broas que conheço (para além da broa de avintes), de cor amarelada, com uma textura suave e um toque adocicado. Perfeita para o crumble que irá ganhar vida, desta feita uma versão salgada igualmente apetecível face ao tradicional crumble doce. Do quintal cá de casa saem as primeiras pastinacas ou cheróvias, como muitos lhe chamam. Para mim, são simplesmente cenouras brancas com um sabor e textura que desconhecia por completo e que me apaixonaram. Orgulhosa de umas mini pastinacas, de produção biológica, plantadas e colhidas por mim, a elas junto umas courgetes e umas cenouras. Lentamente cozinhadas e levadas ao forno onde abraçadas por uma cobertura sublime, repleta de sabor e bem crocante, com aromas que invadem a cozinha e se espalham pela casa.
Eis que em três tempos temos uma refeição reconfortante e sem culpas para aniquilar todos os exageros das passadas semanas. 




Crumble de Vegetais

Ingredientes:

1 Courgete grande ou 2 pequenas
3 Pastinacas pequenas
1 Cenoura grande
1/ 2 Broa
2 Colheres de sopa de manteiga
1/2 Cebola roxa
2 Dentes de alho
3 Colheres de sopa de azeite
1 Colher de sopa de amido milho
1/2 Chávena de caldo de legumes
Pimenta q.b.
Sal q.b.
Tomilho fresco q.b.
Queijo da Ilha q.b.

Preparação:

Comece por retirar a casca das pastinacas e das cenouras, cortando-as ás rodelas. Lave a courgete e corte em cubos. Pique a cebola roxa e o dente de alho.
Leve ao lume o azeite com a cebola e o alho. Acrescente a cenoura e a pastinaca e deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Junte a courgete e tempere com sal, pimenta e folhas dde tomilho fresco. Deixe cozinhar em recipiente tapado 8 minutos mexendo de vez em quando. Acrescente um pouco de caldo de legumes e deixe cozinhar até os legumes estarem cozinhados (as cenouras estarão al dente). Acrescente o amido de milho dissolvido num pouco de caldo de legumes e mexa bem. Retire do lume e reserve.
Numa picadora ou num processadora coloque a broa cortada em pedaços mais pequenos e a manteiga. Processe um pouco até ficar um preparado areado. Retire e junte o queijo ralado.
Num pirex coloque os legumes e por cima o preparado da broa. Rale mais um pouco de queijo e leve ao forno pré aquecido a 190.º cerca de 10 minutos ou até a broa estar tostada.








Deliciem-se!

9 comentários:

  1. De vez em quando gosto de uma refeiçao vegetariana! É bom e faz bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que óptimo aspecto, Ana! Estou literalmente a salivar com este teu crumble delicioso. Era duma refeição destas que eu precisava neste fim de semana de dilúvio que passou em que só apetecia mesmo ter o forno ligado. Parece que ainda vejo o fumo sair dessa tarteira e quase que consigo adivinhar esses sabores. Boa sugestão, vou levar esta receita comigo. :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Parece-me bom.
    Partilhei.
    Vou experimentar.
    Cada vez mais desejo ser vegan...

    ResponderEliminar
  4. Amei a sugestão e levo a ideia comigo :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curiosa com o sabor deste crumble,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Coisa tão boa, Ana! Adorei o aspeto deste crumble salgado, deve ser delicioso... e com legumes da vossa horta, ainda melhor!
    Beijinhos, querida!

    ResponderEliminar
  7. Que aspecto fabuloso Ana!!
    Adoro crumble salgado e adoro broa e fiquei a babar! e sendo com legumes biológicos, melhor ainda.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Estou cheia de inveja dessa tua refeição :-)
    Que crumble delicioso, querida vou guardar e correr tudo à procura dessa maravilhosa broa!
    Beijinhos enormes e saudades gigantes.
    C

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana!!
    E um bom ano 2016, que começa bem com produção caseirinha de pastinacas, que lindas adoro mesmo muito.
    E crumbles salgados com broa, adoro ainda mais.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar