Salada de Batata para dias mais frios


Com os dias mais frios, é a lareira acesa que me faz companhia e a manta que me aconchega. São neste dias que gosto de colocar a leitura em dia. Apreciar um bom romance, ou de uma aventura ou até mesmo dedicar algum tempo a qualquer livro sobre viagens. Mas infelizmente o tempo é pouco, o tempo suficiente que os livros merecem para ser devidamente apreciados. Assim vão ficando meio esquecidos entre as prateleiras do armário. De todos são os livros são os de cozinha os que mais são folheados, vistos e marcados. Servindo de inspiração para um almoço de amigos, para um lanche em família ou até mesmo para um jantar especial, são eles que nos trazem saborosas receitas acompanhadas de imagens apelativas. A estante destinada a esta categoria de livros vai-se completando e a lista de futuras aquisições vai crescendo. Nacionais ou internacionais, de chefes ou apenas de bloggers de cozinha a lista de livros que gostaria de preencher a prateleira cá de casa começa a ser extensa. A receita de hoje foi inspirada no livro O Novo Vegetariano do Yotam Ottolenghi. Já estaria há imenso tempo na lista, mas por força do destino foi sendo desvalorizado (não porque acha-se) e empurrado para o final da lista, ficando um pouco esquecido. No entanto foi-me dado a conhecer em mãos pela querida Susana do Blog Basta Cheio através de outras mãos desta feita do senhor carteiro que há uns tempos me fez uma visita. E assim como em que passe de mágica o livro passaria de uma infinita listagem de livros pretendidos para a minha estante.


Não sendo vegetariano, Ottolenghi, vê neste livro uma partilha das suas receitas com os leitores vegetarianos ou que são adeptos deste tipo de alimentação. Receitas repletas de originalidade e frescura, trata por tu os legumes e os cereais. 
Com uma capa inspiradora de Beringela com molho de leitelho foi a Salada de Batata a eleita para dar inicio à partilha das receitas desta enciclopédia vegetariana. Uma salada requintada como é assim caracterizada, ideal para um piquenique, um almoço rápido ou para ser apreciada enquanto se olha a lareira a arder. Preferi servir esta refeição quente que fica igualmente saborosa mesmo ao sabor deste dias mais frios que antecipam a chegada do Inverno.




Salada de Batata 

Ingredientes:
(serve 4 pessoas)

8 ovos de coderniz
100 gr de ervilhas congeladas
500 gr de batatas novas pequenas
1 mão cheia de nozes picadas grosseiramente
Molho Pesto q.b.

   *** Para o Molho Pesto (receita daqui):

1 molho pequeno de manjericão (as folhas)
1 dente de alho pequeno
120 gr sementes girassol
100 ml de azeite
80 gr de queijo parmesão
1 colher de sopa de sumo de limão
sal e pimenta.



Preparação:

Coloque os ovos de coderniz num tacho, cubra com água fria e leve a ferver. Cozinhe entre 30 segundos a 2 minutos, depende se quer mais ou menos cozidos. Passe por água fria e descasque com cuidado.
Coza as ervilhas em água temperada com sal. Noutro tacho coza as batatas em água a ferver durante 20 minutos ou até estarem tenras.
Numa taça coloque a batata cortada ao meio, as ervilhas, os ovos cortados ao meio e as nozes picadas. Por cima disponha algumas colheres de molho pesto e misture cuidadosamente.

Para preparar o molho coloque todos os ingredientes num processador ou num liquidificador e triture tudo até obter um  preparado cremoso. Tempere com sal e pimenta.


Deliciem-se!!!

10 comentários:

  1. Que salada linda e apetitosa Ana e com ovinhos de codorniz que adoro.
    Eu adoro os livros desse Senhor e sim, nestes dias frios, só apetece estar debaixo da manta, a comer uma comidinha de conforto e a ler um bom livro de cozinha e agora há tantos novos para explorar ;))).
    AMO as fotos. Estão lindíssimas!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia, eu adoro este livro receitas cheias de cor e sabor e simples de preparar. Estamos mesmo num período onde existem imensos livros novos. E todos interessantes,
      Beijinho
      Ana

      Eliminar
  2. Uma salada cheia de coisas que eu gosto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. uma salada com um aspeto tão delicioso, uma salada de conforto e que nos deixa bem dispostos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Que salada deliciosa,...adorei a sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Ficou uma salada linda, e cheia de coisas boas
    Gostei muito e vou querer fazer

    ResponderEliminar
  6. Querida... esta saladinha tem tudo para me agradar!
    Na verdade, ando tão farta de carne e comidas pesadas! Mas o pessoal cá de casa não alinha nas minhas saladas (triste)...
    Vou levar comigo ;-)

    Beijinhos, Baixinha do meu c o r a ç ã o
    C

    ResponderEliminar
  7. Que salada maravilhosa, Ana!
    Conforto a Aconchego são as palavras certas para definir esta saladinha. Além de Delicia, claro!
    Sabes, mesmo que tenha sido inspirada no Ottolenghi, tem um aspecto tão português, não achas? :) Adoro!

    Bjinhossss

    ResponderEliminar