Uns Rolls Vietnamitas para uma viagem ao Vietname


Poder viajar através de um prato delicadamente confeccionado é um autêntico privilégio. Apreciar uma refeição cujos aromas, sabores, e texturas nos transporta para outra cultura, como se num passe de mágica estivéssemos a milhares de milhas ou até mesmo do outro lado do mundo. Viagens imaginárias, que nos deixam saudades de lugares sem nunca lá ter estado. Momentos únicos saboreados e acompanhados de esperança de um dia passar do imaginário à realidade.

Confortavelmente sentada e olhando uns Rolls Vietnamitas parto à descoberta de novos sabores, para um país distante do outro lado do mundo, bem lá no oriente. Convido-vos a fazerem me companhia, nesta ida até ao Vietname!!
Após a primeira trinca sou levada até terras longínquas onde de chapéu de bico na cabeça percorro de barco as florestas tropicais. Regresso à minha cozinha de coração cheio e de estômago aconchegado, por uma  refeição de gostos simples e frescos que contraria um pouco a estação.



Deixo-vos uns Rolls que são feitos através de crepes de massa de arroz que devidamente hidratados se tornam maleáveis e assim se rechearem com peixe e verduras frescas e coloridas. Acompanhei com um dos molhos típicos desta cozinha o Nuoc Mam ou Nuoc Cham que tem por base o molho de peixe e vinagre de arroz ou sumo de lima.
Uma receita rápida de preparar, uma opção para quem não tem muito tempo (ou nenhum) para pratos muito elaborados durante a semana. Uma sugestão que irá estar presente na rúbrica Inspirar & Nutrir do site da Nutricionista Drª Carla Fernandes. Passem pelo site que é sempre inspirador e com excelentes conselhos.




Rolls Vietnamitas

(serve 4 rolls)

Ingredientes:

4 crepes de arroz
12 camarões cozidos e descascados
60 gr de noodles de arroz
1 Cenoura pequena
1/2 Pepino
5 folhas de alface
Sementes de sésamo pretas q.b.
Raspa de meia lima


* Molho:

1/2 chávena de água
2  colheres e meia de sopa de molho de peixe
2 colheres de vinagre de arroz
1 dente de alho picado
2 colheres de sobremesa de açúcar amarelo
Coentros picados q.b.
1/2 colher de café de piri-piri seco moído

Comece por cozer os noodles conforme as instruções da embalagem, em água quente. Corte em pedaços mais pequenos. Reserve.
Retire a casca de cenoura e do pepino e com a ajuda de uma mandolina corte em palitos finos (usei a mandolina da Borner). Lave as folhas de alface e corte em juliana fina. Reserve.
Passe o crepe de arroz sobre um recipiente com água cerca de 5 segundos. Retire e coloque na parte inferior 3 camarões, polvilhe com raspa de lima e sementes sésamo. Por cima coloque um pouco de noodles, palitos de cenoura e de pepino e por fim alface. Enrole um pouco dobre as laterais e enrole mais um pouco até formar um rolo.

Prepare o molho. Pique muito bem o alho e os coentros. Numa taça junte a água, o vinagre, o molho de peixe, o açúcar, o alho e os coentros picados e por fim o piri-piri. Misture tudo muito bem e sirva com os rolls.



Deliciem-se!!

12 comentários:

  1. Uma opção bem saudável! Nunca faço porque aqui não há essa massa de arroz mas guardo na lembrança o seu sabor! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tão simples e tão bom, Ana!
    Viajar através da comida, quando não se a pode saborear in loco, é das coisas que mais prazer me dá... e estes teus rolls estão lindíssimos!
    Nunca usei folhas de arroz mas fiquei curiosa ;)
    Excelente proposta!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Que delícia Ana,
    Eu adoro viajar através da comida e adoro estes rolls e os seus sabores exóticos,
    Linda e deliciosa sugestão.
    Beijinhos linda,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Lia é fantástico poder viajar através de um prato. Uma viagem virtual e deliciosa. Beijinho grande

      Eliminar
  4. que maravilha!!!!! Só pelas cores já apetece!!!!
    lindo e de certeza delicioso :*

    ResponderEliminar
  5. E não é que viajei mesmo? Mas não até ao Vietnam, viajei até 2010 durante os 9 meses de Erasmus no Reino Unido vivi com uma rapariga vietnamita e foi ela que me ensinou a fazer rolinhos assim, frescos e fritos :p que saudades! O molho está bem parecido com o dela :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Therasia obrigada pela visita. É sempre bom saber que as minhas partilhas trazem recordações linda e genuínas a quem me visita. Beijinho Grande
      Ana

      Eliminar
  6. Já viste foste ao Vietnam e nem passaporte tiveste de levar, maravilha das maravilhas :) Gosto muito deste tipo de crepes mas não sei porque dão-me mais vontade de os comer na primavera e no verão. Um beijo para ti

    ResponderEliminar