Pão de Maçã e Nozes para o World Bread Day


Acordo com memórias que me invadem o pensamento. Sou assaltada por recordações de infância que me remetem para a casa dos meus avós, neste Dia Mundial do Pão (World Bread Day). De forma involuntária sou transportada para momentos vividos há muitos anos atrás, noutros tempos... Bons tempos!!
Sou neta de padeiro (já vos tinha contado em post's anteriores) e é com um enorme orgulho que coloco em prática todos os ensinamentos que ele me transmitiu e continua a partilhar.
Ainda envolvida nessas memórias, recordo a lenha que arde e assim aquece o forno que aguarda pacientemente o pão. Enquanto oiço a crepitação do mesmo, num alguidar de barro o meu avô mistura a farinha com uma pitada de sal e a levedura fresca. Depois adiciona pouco a pouco a água, amassando delicadamente até que tudo esteja envolvido. De repente e com gestos mais fortes bate a massa dentro do próprio alguidar para a mesma ganhar ar. Dez a quinze minutos depois, a massa é coberta com um pano e deixada a levedar. É nesta altura que como passe de mágica, ganha vida e duplica de tamanho. O forno já está quente e preparado para receber o pão que entretanto ganhara uma forma redonda pelas mãos experientes de quem sabe trabalhar a massa, mais que ninguém. A bola de pão é colocada sobre uma pá de madeira polvilhada com farinha e seguindo o destino de um forno quente. O aroma a pão quente começa a invadir a cozinha espalhando-se rapidamente por toda a casa. É como se estivesse a sentir esses aromas neste momento. Só falta mesmo uma fatia de pão quente com manteiga a derreter sobre ela e que cai sobre as mãos após a primeira dentada. Assim me deliciava eu, enquanto criança (ainda continuo a fazer o mesmo ritual).




Nos dias de hoje, o pão é um alimento sempre presente na nossa mesa, fazendo parte da nossa cultura, das nossas raízes. Podem ter múltiplas formas, mil e um sabores, recheados, doces ou salgados, feitos através de massas levedas ou não. São infinitas as receitas de pão.
É chegado o momento de chamar o padeiro de serviço e colocar as mãos na massa. Ao contrário do que acontecera o ano passado em que participei com um pão salgado, Pão de Pesto, este ano a opção recaiu sobre um pão doce. Uma receita simples e rápida de preparar, mas não menos deliciosa. Um pão repleto de aromas e sabor originado pelas especiarias e pela maçã com uma cobertura crocante de nozes que eleva os sentidos e nos transporta para outros momentos.

Tragam uma xícara de chá fumegante  e sirvam-se de uma fatia deste Pão de Maçã e Nozes.




Pão de Maçã e Nozes *** Apple and Nuts Bread

(receita inspirada daqui)

Ingredientes:

130 gr de manteiga sem sal
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de açúcar mascavado
2 chávenas de farinha de trigo
60 ml buttermilk
2 ovos
1 colher e 1/2 de sopa de mistura de especiarias
1 colher de café de sal
1 colher de chá de fermento em pó
2 chávenas de maçã ralada (usei royal gala)
1/2 chávena de nozes picadas grosseiramente
1/2 chávena de arandos secos

*Para cobertura
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/4 de chávena de açúcar mascavado
1/2 colher de chá da mistura de especiarias
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1/4 de chávena de nozes picadas grosseiramente

*Para mistura de Especiarias:

5 colheres de sopa de Canela em pó
1 colher de chá de noz moscada
1 colher e meia de chá de gengibre em pó
2 colheres de chá de sementes de cardamomo moidas





Preparação:

Comece por pré aquecer o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bolo inglês.
Numa taca bata a manteiga até ficar cremosa, junte o açúcar e misture bem. Acrescente o buttermilk e o fermento em pó e misture mais um pouco. Acrescente os ovos e incorpore bem. Adicione a farinha e a mistura de especiarias. Misture tudo muito bem.
Retire a casca e os caroços das maças e rale as mesmas com a ajuda de um ralador. Acrescente ao preparado anterior juntamente com as nozes picadas grosseiramente e com os arandos secos. Misture bem e coloque o preparado na forma.
Noutra taça prepare a cobertura. Misture o açúcar com a farinha, a manteiga e as especiarias. Acrescente as nozes picadas grosseiramente e misture bem. Irá ter um preparado granulado. Polvilhe com esta misture a massa que está na forma e leve a cozer cerca de 1 hora. Faça o teste do palito para verificar se está totalmente cozido.
Retire do forno e deixe arrefecer por 10 minutos. depois de desenforme e sirva frio.

Note: Para o buttermilk pode juntar ao leite meio gordo algumas gotas de sumo de limão e esperar 10 minutos.

Para as chávenas de maçã ralada, usei 2 maçãs grandes.




Deliciem-se!!

7 comentários:

  1. Gostei da lista de ingredientes deste pão, deve ter muito mas muito saboroso
    Um lindo pão
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Que pão fantástico,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Hoje estou no céu Ana, pois sou louca por pão, tanto por fazer, como por comer e só vejo maravilhas nesta blogosfera e este teu pão está magnífico e as fotos, um must!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu nem precisava da manteiga, marchavam já duas fatia assim simples de tão bom que é! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Lindas fotos e lindo post. Este ano não participei... o tempo é curto para fazer tudo o que quero... Mas tenho visto muitos pães pela blogosfera que são mesmo irresistíveis. O teu está lindo e com uma crosta deliciosa.
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar
  6. Aninha, este teu pão está uma perdição!
    Cheio de aromas e bem texturado como adoro :)
    Fotos e proposta deliciosas.

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  7. Beautiful pictures and wonderful bread! I would like to have a slice right now! Thank you for participating in WBD!

    ResponderEliminar